Os riscos do trabalho híbrido

No entanto, também existem algumas desvantagens nestes novos métodos organizacionais. Por exemplo, a comunicação é muitas vezes mais difícil , e é certo que as relações entre colegas são mais descontraídas, com menos momentos informais. Algumas pessoas poderão trabalhar juntas por vários meses sem se encontrarem pessoalmente! Existe, portanto, um forte desafio de gestão para unir as equipes e garantir uma boa comunicação.

O que é Gestão de Facilities?

A partilha e o acesso à informação também são um problema nas formas de teletrabalho híbrido. É por isso importante mudar a forma como operamos, adquirir o hábito de documentar tudo e implementar métodos de trabalho assíncronos. 

Por último, o teletrabalho também pode levantar questões de segurança , associadas a práticas inadequadas de cibersegurança. 

Quais locais de trabalho híbridos são possíveis? Dado que existem diferentes modos de trabalho híbrido, é apropriado questionar os locais onde este modo de trabalho é possível. 

Nos escritórios, é importante criar espaços propícios ao trabalho híbrido, como o flex office. Assim, os lugares disponíveis nos escritórios não são atribuídos a pessoas específicas, mas são acessíveis a todos . Certos espaços podem permanecer associados a necessidades específicas (salas de reuniões, espaços de trabalho silenciosos, áreas de ecrã duplo). 

Mas também existem outros locais onde agora é possível trabalhar! Muitos espaços de coworking se desenvolveram nos últimos anos. Permitem que as pessoas que desejam trabalhar em espaços propícios à reflexão profissional, sem a rigidez dos escritórios.