Uso de geradores para execução de trabalhos

Método autônomo de produção de energia elétrica – O gerador é utilizado para produção de energia, abastecendo uma rede de distribuição. Este tipo de instalação encontra a sua aplicação em locais onde a rede pública de distribuição é inexistente e cuja instalação é técnica ou economicamente impossível, como nas montanhas, ou mesmo numa ilha. O tempo de funcionamento anual destes geradores é muitas vezes muito elevado.

Grupo Gerador BRG Geradores

Modo de produção de emergência – Os geradores de emergência destinam-se a fornecer corrente elétrica a um estabelecimento em caso de ausência ou falha da rede pública. Esses geradores iniciam automaticamente assim que detecta uma ausência de rede. Este tipo de gerador é instalado em edifícios onde cortes de energia colocam em risco vidas humanas (hospitais ou lares de idosos) ou em caso de perda de produtividade (bancos ou centros de dados como Datacenters).

Modo de produção de backup reverso – Para locais onde a produção constante de eletricidade é crítica, como o local de lançamento do ônibus espacial Ariane Espace ou a iluminação de um estádio de futebol, um gerador é responsável pela principal produção de energia. Caso ocorra alguma falha técnica, o relé é fornecido pela rede pública.

O gerador é essencial para o funcionamento de muitas empresas e administrações. Sua disfunção é sinônimo de perda de produtividade e de dinheiro. Pode ser extremamente perigoso nos casos em que é usado como gerador reserva.